31.5.10

pão de azeitonas e aniversários


Passou o aniversário da Tetê, do Nico de 5 anos, passou o aniversário do Bernardo, 10 anos, comemorados em festa medieval com pães e coxas de frangos e perus assados e boeuf bourguignon, matei novamente meu levain esse que eu tinha visto ser gerado em belo dia 2 de fevereiro, dia de Yemanjá, passou o módulo das américas com a querida chef Sula, sempre espetacular, passou a aula com o Chef Shimura "O" padeiro, passaram tantas coisas e nem escrevi, mas o que não passou foi o pão de azeitonas presente em quase todos esses eventos, com levain, mais novo ainda, mas ainda levain, um dia eu consigo não matar mais meu querido tamagoshi (bichinho virtual japonês que precisa ser alimentado todos dias - como o levain) e consigo também escrever aqui 1 vez por semana. Bem como é importante desperdiçar um pouco de vida, um pouco de talento e de alegria: ausência novo levain e pão de azeitonas

O pão de azeitonas


A receita do pão é aquela de sempre ( no knead bread)

3 xicaras de farinha ( 1x integral)

1x e meia de água

1 colher d chá pequena de fermento seco

1 colher de sobremesa generosa de sal

1 x de levain ( essa eh por minha conta e risco, o sabor azedinho vem daí)


misture tudo eu deixei bater na maquina de pão o que não é absolutamente necessário

16 a 18 horas de sossego num cantinho aconchegante

depois abra a massa em forma de um retângulo fininho 1 a 2 cm de espessura recheie com azeitonas chilenas pretas fatiadas tomilho limão e cebolas fininhase um azeite de personalidade, faça rolinhos e corte fatias, esquente uma forma e uma tampa no forno, retire-os do forno e bem rapidinho para não perder muito calor acomode os rolinhos como flores tampe e leve ao forno novamente por uns 20, 30 minutos ( isso no meu forno, tente algo em torno disso mas vá olhando) em temperatura média pra alta 180° C e depois desses 20,30 minutos retire a tampa e deixe ficar moreninho.

Pães são um trabalho contínuo, um ING de verdade, doing, como aquele irritante "vou estar fazendo" moda nos telemarketings da vida, mas é essencial continuar fazendo pães, não se desanime com fracassos eles fazem parte da jornada, insista que você consegue
Saber a hora de tirar o pão do forno pra mim ainda é o mais difícil, depende do tamanho do pão da velocidade e da temperatura do seu forno, mas uma coisa é certa pão assado faz um barulho oco se você bater nele, pelo menos você vai saber antes de abrir o pão se ele está assado ou não e se você for agir rapidamente pode voltar o pão ao forno.
Então quando concluir que deve tirar do forno e estiver ainda quente regue com aquele azeite de personalidade que falei antes mas olha sem piedade com aquela boca italiana sabe quase o gargalo inteiro aberto, eu juro que vale a pena

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi Sole! voce sabe que tem uma fã em seu blog?????? acompanho sempre suas receitas... achei esse pão de azeitonas maravilhoso... mas esperar 16-18 horas a massa descansar? acho que essa não é pra mim.
Adorei ver as fotos do Bernardo e da Helena.. como estão grandes!
ps: repassei seu blog pra Zanza e Cacaca... elas amaram!

Alice disse...

Parabéns de verdade!!
Blog lindo, textos ótimos, receitas maravilhosas.
Abraços

eleonora soledade disse...

que gentil!
muito obrigada!