20.10.08

levain e fermentação natural e lenta




eu detesto pão sem alma, sem sabor, sem aroma e pão que se preza fermenta lentamente, e por isso tem personalidade, pão sem bolinhas e sem perfume, tipo bisnaguinha de cachorro quente me tira o bom humor!!!! gosto dos pães de casca colorida, cascas crocantes, que fazem barulho estalam e quebram, gosto de pães integrasi, pães de tubérculos, pães com grãos com nozes, ou então um brioche macio e amarelinho, ah e pão tem que ser quente eu sinto muito, de preferência recém saído do forno , bem, depois da padaria do sofitel, das baguetes francesas la da vila madalena , dos pães italianos de são paulo que em sua maioria são maravilhosos, do pão indiano do empório siriúba, pão é algo muito sério pra mim, como ja escrevi aqui depois que li a reportagem do new york times sobre gastronomia molecular, passei a fazer meu pão diariamente, e agora quero estudar os levains, os fermentos naturais que não usam a cultura do fermento comprado pronto.
Pra começar fiz um google e achei em francês muitas coisas, um blog chamado o aulevain que simplesmente é fantástico, bem, resumidamente temos 2 fases pra fazer o levain: 1. misturamos água com frutas, ou farinha e mel e esperamos um pouco até aparecerem algumas bolinhas, depois começa a 2 fase a que se alimenta diariamente a colônia que nada é além de uma cultura de micro organismos benéficos, dizem que devemos esperar 21 dias, ainda não sei bem o motivo, se é cabalístico, mas ainda vou descobrir.
Tentei então fazer um experimento assim bem cientificamente didático, esperei os 21 dias, eu queria descobrir se haveria diferença nos sabores dos pães feitos com diferentes levains, fiz então 3 levains exatamente da mesma forma:

1. levain uva

200 ml água
50g de uvas passas brancas
misture e deixei em um recipiente até fazer pequenas bolinhas, ai depois disso fui acrescentando 1 colher de farinha ao dia

o melhor -
o que funcionou melhor, fez mais bolinhas e fez um pão de sabor intenso mas não muito ácido foi o levain de uvas, acredito eu que pela alta concentração de açúcar - as uvas eram passas, secas portanto as 50g eram mais " concentradas" a textura ficou muito interessante, e o pão ficou um delírio

2. levain banana

200 ml água
50g de cascas de banana
misture e deixei em um recipiente até fazer pequenas bolinhas, ai depois disso fui acrescentando 1 colher de farinha ao dia

mais interessante
a cor do pão feito com levain de banana ficou surpreendentemente diferente, ficou mais escuro, sua fermentação foi boa, não excelente, o sabor é bastante ácido, talvez ácido demais, esse levain era o odor mais ácido também, mas a cor ficou fenomenal

3. levain maça

200 ml água
50g de maça com cascas
misture e deixei em um recipiente até fazer pequenas bolinhas, ai depois disso fui acrescentando 1 colher de farinha ao dia

3. o que ainda não funcionou
o levain de maça ficou bem mais viscoso que os outros, acredito que pela pectina da maça, mas a fermentação não foi suficiente, o sabor ficou entre os dois acima, mas a textura do pão deixou a desejar.

receita do pão
fiz as 3 na o dia e hora e também foram assadas juntas
1 xícara de levain - um de cada -
1 1/2 xícara de farinha branca
3/4 de água
12 horas de fermentação
assados em forno médio por aproximadamente 20 minutos

e agora?

bem os levains continuam lá, crescendo, hoje como sobrou pouco misturei os 3, farei novamente a experiência e reforço ou faço a antítese da tese ai de cima, mas o que posso afirmar com categoria é:
1. do levain sem utilizar fermento comprado se faz pão de qualidade
2. sim o tipo do levain interfere e muito nos sabores, texturas e aparência do pão

farei o levain chef como o dos franceses com farinhas diferentes e passarei os dias experimentando, que tarefa árdua...
mas acho que segredo são essas mãosinhas na massa!

15 comentários:

Anônimo disse...

Eleonora... acabei de descobrir teu blog e amei, invejei (no bom sentido, claro!!!) Também sou mãe, amante de gostosuras, mas não levo muito jeito para a coisa!! Eu prefiro horta, decoração, flores!!!!
Vc com certeza vai virar leitura permanente!!!
posso te fazer uma perguntinha nada haver sobre este post? de que madeira é feita a tua mesa? Eu e meu marido somos marceneiros-de-final-de-semana e ficamos inventando e redecorando a casa... adorei a tua mesa!!!!
Voltarei sempre para saborear tuas belezas!!!
Beijo de sua nova admiradora

Unknown disse...

Oi Eleonora !!!

Adorei seu Blog, amo cozinhar e estou na fase dos pães agora.

Gostaria muito que vc tirasse uma duvida minha, vc poderia me explicar melhor como se faz levain de uva ?

Eu tentei fazer mas começou um cheiro não muito agradável.

Vc poderia me explicar com mais detalhes o processo.

Meu e-mail: psiflavio@gmail.com

Te agradeço, super abraço !!!

Flavio

Divorciando disse...

Eleonora
Fiz um levain de maçã, meio na raça, a partir de uma receita na Internet. Depois que estavam bem fermentadinhos (e fedidinhos), alimentei um primeiro lote com farinha branca e um outro com farinha integral. Já fiz um pão com as crias da farinha branca - incrível, o pão ficou alaranjado por dentro e meio "puxa-estica" ao morder, mas com ótimo sabor.
Agora, enquanto escrevo, a máquina de pão está batendo a turma que foi alimentada com farinha integral. Depois escrevo para dizer como ficou.
O único problema é que minha mulher reclama do cheiro e diz que dou mais atenção ao levain do que a ela...

Diogo Teixeira disse...

Boa tarde Eleonora,
Descobri seu blog recentem,ente e achei muito interessante.
A partir dele, fiz um fermento (tentei) natural a base de uvas passas. Ele fermentou, alimentei com farinha de trigo e tudo mais.
Fiz o pão e a massa cresceu, ficou macia e cheiroso demais, porém parece que fiz com vinagre de tão azeda que ficou.
Você poderia me informar como é o processo correto? Inclusive a conservação, se em geladeira ou ambiente?
Aguardo retorno.
Um Abraço
Diogo Teixeira
diogopteixeira@gmail.com

alquimista disse...

Oii...bom dia!
Desde já,te dou os parabéns pelo blog,realmente maravilhoso...estou com uma dúvida sobre o levain,estou pensando em começar um levain usando damascos secos ao invés de uvas passas,estou com duvidas sobre qto tempo devo deixar os damascos na água? e qto de farinha de ficar alimentando?...obrigado
tarcisio_sinedino@yahoo.com.br

eleonora soledade disse...

ola!!!

puxa vida so vi esses comentários agora em pleno maio de 2010...
bem vamos as respostas atrasadas mas ainda respostas, desculpem...

eleonora soledade disse...

antes de tudo obrigada pelos comentários!! eu adorei!!!
estava vivo o post como o levain e eu não sabia!

como escrevi na postagem de hoje pães são um trabalho em progresso, tenho buscado em tudo quanto é canto informações sobre levain, mas confesso que não é muito fácil, não é todo mundo que gosta de falar e quando encontro nada é tão claro assim, mas não desistamos!!! errar é uma boa forma de aprender, manter o levain vivo também não é fácil, mas continuemos tentando, tive aulas com che Shimura padeiro do Don e do Fasano e vi um levain de 156 anos, que ele trouxe de São Francisco, nossos netos ainda verão um levain de qualidade.
To sempre fazendo um google em levain em várias línguas tem sempre novidades

o site que mencionei no post ai acima mudou de endereço ai vai o novo endereço http://aulevain.canalblog.com/

Flavio - levains são fedorentos, coragem vale a pena, tenta denovo e conta como foi

Mauricio- dia 19 de dezembro é meu aniversário, meu marido também ainda não compartilha meu amor por fermentos fedorentos, mas tenho fé que em breve eles se juntarão a nós, e o pão integral como ficou?

Diogo - o pão fica um pouco azedo sim em inglês eles chamam de sour dough, massa azeda, mas não tanto assim como vc fala, tente usar menos levain dizem que devemos usar até 60% do volume da massa do pão de levain, não sei quanto vc usou tente menos, e depois conte.
O processo eh basicamente aquele que descrevo primeiro misture um líquido com farinha um suco coado de frutas algo com um pouco de açúcar natural e depois que aparecerem as bolinhas sinal de vida passe pra geladeira e va alimentando com farinha e água, o importante é que tem que ser todos os dias, senão ele morre tadinho

Tarcisio - tente sim com os damascos, pode-se fazer ja consegui levain apenas com água com mais açúcar vai funcionar, quando eu fiz o de uvas passas deixei um dia de molho as passas e bati no liquidificador e coei ai misturei o líquido com a farinha deixei a temperatura ambiente até ver as bolinhas e ai coloquei na geladeira e fui alimentando
faço sempre pouca quantidade de levain, talvez 1 litro não medi, mas alimento com 2 colheres de farinha de trigo e duas de água ainda não achei nada escrito sobre como alimentar digo as quantidades isso eh o que venho fazendo, as vezes confesso que nem meço as colheres vai um punhado sabe, fico de olho na cosistência da massa como a da foto.

Unknown disse...

Olá, meu nome é Frederico Gasparotto, e desde já parabéns pela iniciativa e
explicações!!! Bom, eu fiz um de farinha de centeio e um normal com água e farinha. Estou tentando desenvolver uma receita um pouco mais rápida na hora da fermentação, mas os pães que fiz com ambos.......sem comentários!!! o sabor é totalmente diferente!!,muito melhor...
Meu e-mail se alguém pretende informações.... frederico1995@itelefonica.com.br
Abraços!!!

Azevêdo Neto disse...

Eleonora, li e gostei muito do seu blog, mas tenho umas dúvidas:
1 - O recipiente onde você coloca as frutas e a água deve ser fechado ou pode ser só coberto por uma pano limpo ?
2 - O local onde ele deve ficar tem de ser protegido da luz ?

Meu e-mail é azevedo.neto@bol.com.br

Parabéns mais uma vez pelo blog.

rudy disse...

Supimpa!

danny disse...

OLÁ LEONARA PARABENS PELA INICIATIVA. É MUITO LEGAL TRABALHAR COM ESSES ''BICHINHOS'' MORO EM PORTO ALEGRE E FAÇO UM CURSO TÉCNICO EM PANIFICAÇÃO E MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO É A ELABORADE FEREMNTO NATURAL O LAVAIN MAS ESTOU USANDO ERVA MATE COMO INÓCULO, SE TIVER ALGUMA DICA DIFERENTE PARA POSTAR FICAREI AGRADECIDA, POIS TEM POUCAS BIBLIOGRÁFIAS SOBRE O ASSUNTO. BJOS
DANIELA

eleonora soledade disse...

Que legal danny mande notícias do levain de erva mate!!!
olha o que eu achei de melhor e mais sério foi esse link http://www.nyx.net/~dgreenw/sourdoughfaqs.html eles inclusive falam de varios livros e comentam, espero que ajude
abraços
eleonora

Claudio disse...

Olá, estou na minha primeira tentativa e está tudo dando certo. Minha dúvida é a seguinte: Quando for fazer o pão que parte do levain devo usar? A “esponja” que fica por cima, o líquido que fica no meio ou a porção que fica depositada no fundo do pote?
A propósito, ao invés de água na primeira mistura eu usei cerveja com farinha branca e farelo de trigo. Tá com um cheiro delicioso…

Claudio disse...

Só complementando, seu blog agora faz parte dos "meus favoritos".

eleonora soledade disse...

Claudio que legal! levain com cerveja!!!
misture o levain, e use. Ele decanta se fica muito tempo sem ser usado, mas isso não causa problemas.
boa sorte!
conte mais dos resultados!