12.3.09
soufflé de jaca
estudar gastronomia é sem sombra de dúvida um delírio, exaustivo delírio, digamos, acordar todos os dias as 5 e meia da manhã e dormir quando dá pra acabar os trabalhos, não tira a graça da coisa, mas haja café! Confeitaria francesa, cozinha brasileira e muitos outros enfoques são irresistíveis, a estrutura, a forma e a seriedade da cozinha francesa, o frescor e o sabor inigualáveis cozinha brasileira, perfeito casamento! e para ilustrar uma receita simples, mas só pra quem é abusado, soufflé de jaca, Robson viajou a trabalho pra Garanhuns e me trouxe coisinhas de lá, uma delas um doce de jaca, bem, bom destino ao restinho do doce: soufflé!
Soufflé é sinônimo de Audrey Hepburn como Sabrina, em lindas e atrapalhadas aulas de culinária, eu, até pouco tempo achava que todo soufflé estava fadado ao fracasso, como aquilo era possível, comer núvens... era como um ícone de uma outra cozinha meio mágica, lá de longe, só para iniciados sabe, uma aura de sobre humano, bem eis que agora consigo fazer soufllés, yesss e de coisas daqui!!! graças à chef Lúcia Soares, fiz as pazes com os doces, e não me sinto mais constrangida com come ilt fault, a receita é uma variação da que ela nos ensinou em aula. Não são difíceis, é preciso coragem e atenção aos detalhes, untar com muita manteiga e açúcar os ramequins, perfeição nas medidas, na temperatura do forno e não abra até estar pronto e o mais importante, vale a tentativa, soufflé, baixinho também é gostoso, tente outra vez se a primeira não der certo!
soufflé de jaca
geléia de jaca 140g
2 claras de ovos grandes em neve
uma pitadinha de fermento nas claras - ahaaaa - essa é segredo!!!
bata as claras em neve, mas deixe-as macias
acrescente lentamente a geléia, em 3 etapas, tente manter o ar dentro das claras, ommmmmmm, é meio assustador, mas vc consegue
unte os ramequins com manteiga e polvilhe açúcar
despeje a mistura enchendo-os bem
deixe espaço no forno eles crescem
aqueça o forno a 210 C de 10 a 15 minutos
insira o soufflé e se morrer de curiosidade acenda a luz
não abra a porta !!!
coma quentinho com aquele cheiro de debaixo da árvore!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário