6.4.09

cozinha brasileira - banana verde com dendê e gengibre




Somos um feliz fruto da miscigenação, uma "melange" como não há outra igual, europeus, índios e negros em confusa e feliz dança, cada hora com uma faceta mais marcante, uma riqueza de sabores cores que é difícil comparar, nossos filhos comem pouco dendê, os meus comem, comerão mais!
comerão mais eu garanto, a profundidade do sabor é espetacular e a cor? inigualáveis, óleos vegetais e de boa qualidade, quanto preconceito temos não é não? dendê é pesado... meu rei néh não!!!
e na onda da cludinha do zym banana verde e sua casca: 2 proveitos num saco só excelente carboidrato, cascas aproveitadas, bons nutrientes e menos lixo, fácil e simples assim
ah e as bananinhas ainda eram da casa da mãe, primeira e última leva das bananeiras de lá, já que em breve a mãe muda e endereço

nossas crianças conhecem comida italiana, comida japonesa, francesa, mexicana, portuguesa e americana e a nossa, a nossa comida brasileira do oiapoque ao chui elas conhecem? não nem nós conhecemos, passei 20 dias estudando com minha frequente obscessão e descobri que tenho um mundo a pesquisar (20 dias do módulo de cozinha brasileira com chefe martha autran, precisa e espetacular!!!)
faço um mea culpa vou investir mais na nossa identidade cultural e por conta disso a semana aqui andou cheia de tucupi, areni, massa puba, polvilhos, carnes de lata, ora-pro-nobis, goiabadas, moquecas, urucum, acarajés - esses eu sou louca por eles desde que me entendo por gente!!!! escondidinhos, abóboras, bem eu não pararia,mas vou cotidianamente acrescentar nossos sabores, aguardem mais por ai!!! vou a caça do mercadão da lapa!!!

creme de banana verde com gengibre e dendê
- europeus, índios e negros em justa combinação

cozinhe as bananas verdinhas fechadinhas em sua casca em água salgada até macias, as minhas eram bem pequenas ficaram 20 minutos na panela

amasse-as ainda quente como qualquer amido
volte a panela, raspinhas de gengibre, sal, brunoise de pimenta dedo de moça - só um pouquinho, mas não deixe de usar, e um generoso e douradinho fio de dendê até atingir a consistência que vc deseja, se quiser algo menos gordinho alongue com um pouquinho de caldo de legumes, o que vc fez antes, nada de caixinhas, ok? senão estraga tudo!!! e vc só sente gosto de caixinha o resto some!

ha e se isso não for assim sucesso de primeira o chips de babnana frita como batatinhas não vai contar nem história
corte com uma mandoline a banana - verde e com casca - já sobre a panela de gordura quente, deixe dourar escorra em abubdabnte papel e salgue

o sabor da banana verde é bem neutro é um amidinho, como uma batatinha a casca é mais marcante com notinhas amargas, a combinação do gengibre e a untuosidade do dendê fazem desse acompanhamento um que bem interessante eu faria uns camarões grandes só salteados no dendê com lasquinhas de gengibre para acompanhar, bom hein!!!

Nenhum comentário: