10.9.07

pão feriado e febre













feriado e febre, boa combinação, eu preferia outra
mas combina, isso combina
olha você tem tempo, pode passar as noites em claro

e foi assim o feriado da pátria...
um outro tempo, ficamos em casa
observando a febre, helena melhorou
bernardo também

mas a cozinha ficou habitada
e esse tempo diferente me fez pensar
iniciativa do marido de ir pra cozinha!
fiquei sentada assistindo com enorme deleite seu entusiasmo suas mãos e o pão

nem sempre fazemos bom uso do nosso tempo não?
dos nossos anos, e as vezes quando paramos é que vemos
vamos assim indo e deixando os sonhos e o futuro pra trás, aceitando o pouco

as vezes parar é andar pra frente, dizer não é a única forma de aceitar o sim
o futuro as promessas e aquilo pra que fomos feitos

jogar fora o lixo, limpar o armário, deixá-lo vazio
é ter lugar para o porvir

novos rumos, novos mares, horizontes
bons ventos, brisa e sol

e para celebrar tudo isso pão:
pão
pra fermentar e crescer, pão em família
pão pra curar, pão pra comer
pra ver assar, cheirinho bom

é isso vida nova e pão, já sem febre

1 copo de leite morno ( pense se você daria banho no seu nenén recén nascido nessa temperatura )
2 tabletes frescos de fermento
2 colheres de sopa de fermento
2 ovos
3 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de sementes de linhaça
sal
farinha até soltar das mãos

bem o pão é vivo
e como todo ser vivo
tem humores, o nosso estava super bem esse domingo

coloque o leite morninho, o fermento e o açúcar numa vasilha de louça
assim morninha também, acrescente um pouquinho de farinha

vá arrumar algo, mudar a roupa ou escovar os dentes começar a colocar a mesa, ou se der sorte como eu dei nesso domingo fique assistindo apenas!

volte acrescente o óleo e os ovos
ainda na vasilha coloque mais farinha
mãos a massa e acrescente farinha até ela desprender das mãos

amasse, sove por uns 10 minutos
coloque a massa naquela vasilha morninha
acenda o forno por uns minutos até ficar morninho
coloque a massa dentro do forno - apagado - só morninho

e acabe de colocar a mesa do café
arrume as crianças,

volte pra cozinha com as crianças e molde os paezinhos
e arrume-os na assadeira, ligue o forno e deixe uns minutinhos o pão crescer no formato
que você escolheu - fizemos um recheado e umas bolinhas

15, 20 minutos de forno e um café da manhã de domingo em casa

3 comentários:

robson.sartori disse...

impressionante como suas palavras me encantam...

sou suspeito, eu sei.
bjs
robson

Daniel disse...

Hmmm... que perfume acolhedor esse do pão esquentando a alma da casa.
Por falar no que é preciso, como está a navegação?

Unknown disse...

Hmmm, que delicia... Fiquei com vontade de fazer... Se eu fizer, depois eu comento...rs rs. Bjo. Elisa