Fomos maravilhosamente recebidas, com muito cuidado e gentileza por toda família Colavita, técnicos, engenheiros e os próprios donos, conhecemos as empresas de conserva, massas e azeites respectivamente nas cidades de Sant´Elia a Pianisi, Campobasso e Roma e o "moinho" das azeitonas em Bisceglie/Puglia.
Vivemos muito mais do que uma experiência turística de luxo, compartilhamos do olhar e da rotina da verdadeira Itália, visitamos cidades sem turistas, provamos a ricota e a pasta feita pelo frei Camilo, caminhamos por vielas de casas seculares, simples, de uma beleza indizível, verdadeiramente emocionantes, vimos Sras vestidinhas de preto caminhando pelas mesmas ruas que suas avós caminharam, como se estivessem num hiato da história, comemos a polenta da Concetta que a prepara cotidianamente ha mais de 3 décadas, provamos azeite recém "espremido" em mágica bruschetta: pão, tomate, azeite e sal num conjunto absolutamente inacreditável.
Praticamente tudo que comemos era bom, algumas coisas foram espetaculares, mas tudo era impressionantemente bom, muitas vezes por ser simples, por ter seu sabor real preservado.
Tudo foi absolutamente perfeito, a visão do castelo da janela do hotel à noite, as trufas frescas, a neve inesperada, as uvas regionais em vinhos de caráter únicos, o respeito pelo ingrediente e acima de tudo a beleza e a poesia da simplicidade.
Fica um respeito maior ainda pelo frescor, pelo ingrediente e pelas boas escolhas, elas são possíveis!!
Relato os pormenores nos próximos posts em três etapas - Molise, Puglia e Roma com fotos inclusive de algumas das refeições memoráveis que tivemos o prazer de compartilhar.
Um comentário:
Lele, dois sentimentos; o primeiro deles é a FOME que suas fotos me deram! :-) O segundo, o ORGULHO de ver tudo o que vc conquistou até agora através da sua paixão pelo que faz. Feliz, feliz por vc, viu, minha amiga! Bjs na familia, agora de nós 4: Ari, Pitu, Luca e a neném que está na barriga!!
Postar um comentário